Meu exame deu positivo para COVID 19... O que isso significa e o que devo fazer em casa para prevenir transmissão para a família?

O que significa um teste positivo para COVID19?

Um teste positivo significa a presença do coronavírus atual (SARS-COV-2) no organismo. A maior parte dos testes atuais (teste da Reação em Cadeia da Polimerase - PCR) detecta o RNA do coronavírus, mesmo em pequenas quantidades. O teste pode estar positivo mesmo em pacientes com poucos ou nenhum sintoma. Não se sabe ao certo por quanto tempo o teste de PCR pode permanecer positivo, mesmo depois da resolução dos sintomas, pois esse teste detecta até a presença de apenas fragmentos do vírus, que não possuem a capacidade de infectar outras pessoas.

A doença causada pelo SARS-COV-2 é conhecida como COVID-19. A doença, em 80% dos casos, apresenta sintomas leves, sendo que os mais comuns são tosse seca, indisposição ou dores no corpo, dores de garganta, perda do apetite e febre. Nem todos os pacientes apresentam febre no início do quadro, podendo surgir depois dos primeiros dias. A coriza, que é muito comum em outras gripes, não é tão comum na COVID-19. Alguns pacientes podem apresentar formas graves da doença, com uma forma de pneumonia, causando falta de ar, ou desconforto respiratório, redução da oxigenação do sangue e necessidade de hospitalização.

O que devo fazer em casa para prevenir transmissão para a família e outras pessoas na residência?

O vírus se espalha de pessoa para pessoa a partir de gotículas geradas pela fala, tosse ou espirro de algum doente. O vírus pode ser transmitido também pelo contato indireto, ao tocar superfícies contaminadas – vaso sanitário, corrimão, maçaneta, bancadas – e levar a mão à boca, ao nariz ou aos olhos. É importante evitar o contato direto com utensílios domésticos, roupas e ambientes nos quais as pessoas com suspeita ou confirmação de COVID-19 se encontram.

Quanto maior o número de pessoas aglomeradas e maior a proximidade entre as pessoas, maiores as chances de propagação do vírus. Um número muito elevado de casos da doença em um espaço de tempo muito curto pode superar a capacidade dos hospitais de atender a essa demanda. Por isso, as políticas de isolamento social têm sido fundamentais para o controle da pandemia. Se possível, permaneça em casa, faça Home Office, evite shows, eventos, cultos religiosos ou manifestações.

O que devo fazer se desenvolver sintomas respiratórios?

Pessoas com sintomas leves, como tosse seca, indisposição ou dores no corpo, dores de garganta, perda do apetite e febre podem se recuperar em casa. Permaneça em casa e entre em contato com o seu médico. Essa é a medida mais importante para impedir a transmissão da doença e evitar a sobrecarga dos serviços de saúde, além de outros riscos como infecções secundárias.

Posso tomar algum remédio para me sentir melhor?

Não existe um tratamento específico ou comprovado para COVID-19. Mas, como acontece em outros resfriados ou gripes, a febre, o mal-estar e as dores no corpo melhoram com analgésicos simples como paracetamol e dipirona. Devemos evitar os anti-inflamatórios. Os descongestionantes nasais também podem aliviar o entupimento do nariz. Tenha um pouco de paciência, os sintomas normalmente vão embora espontaneamente dentro de uma semana. Em caso de dúvidas, converse com seu médico!

Caso tenha outros problemas de saúde, deverá entrar em contato com o seu médico para orientações adicionais. As medicações de manutenção para hipertensão arterial, diabetes, DPOC e asma, por exemplo, normalmente devem ser mantidas. Pessoas em uso de anticoagulantes (medicações que afinam o sangue) também devem mantê-los, pois estas medicações não aumentam o risco de contrair o coronavírus ou complicar a doença.

Quando devo procurar a emergência?

Vá a emergência apenas se seus sintomas se agravarem ou se apresentar falta de ar ou desconforto respiratório. A maioria das pessoas que vai à emergência com sintomas respiratórios recebe alta para casa sem necessidade de exames ou observação. Caso perceba alterações relacionadas a doenças para as quais já usa medicação, como alterações da glicemia (açúcar no sangue), da pressão arterial ou baixa da oxigenação (se possuir um oxímetro de pulso), entre em contato com seu médico antes de tomar qualquer decisão.

Fui à emergência e recebi alta para casa. E agora o que devo fazer?

Se o médico da emergência lhe deu alta é sinal de que você pode se recuperar em casa. Você deve seguir as recomendações do médico e as dicas deste informativo. Enquanto se recupera, duas coisas são fundamentais: evitar a infecção de outras pessoas e atentar para os sinais alerta.

O que são sinais de alerta?

Os sinais de alerta podem indicar que sua recuperação não está acontecendo da forma esperada. Se seus sintomas não melhoram ou se agravam, se você desenvolve falta de ar ou dificuldade de respirar, ou sensação de desmaio, é hora de voltar à emergência. Felizmente, isso acontece apenas com a minoria das pessoas.

Como prevenir infecção de outras pessoas enquanto estiver doente?

• Em primeiro lugar, é fundamental permanecer em casa para evitar contaminação de outros lugares e infecção de outras pessoas (Isolamento domiciliar);
  • É recomendado que você tenha um quarto e banheiro para uso exclusivo, se possível;
  • É recomendado manter a porta do quarto sempre fechada e a janela sempre aberta para manter ambiente arejado. Assim, uso de aparelhos de condicionamento de ar deve ser evitado;
  • É recomendado que o quarto possua uma lixeira com tampa para descarte de lenços;
  • Quando for necessário, a própria pessoa em isolamento deve trocar a roupa de cama;
  • É recomendado fechar a tampa do vaso sanitário quando der descarga pois pode haver a formação de aerossóis que podem levar o coronavírus até 1,8 metros de distância;
  • É recomendado higienizar as mãos com frequência, e quando circulando em áreas comuns, deve utilizar máscara e ficar a uma distância mínima de 2 metros de outras pessoas;
  • É recomendado que os utensílios e talheres sejam utilizados apenas por você;
  • É recomendado a limpeza frequente de superfícies mais tocadas, como maçaneta das portas, mesa de cabeceira, mesa da sala/cozinha, bancada da cozinha, entre outros, com solução alcoólica 70% ou hipoclorito 0,5%. O álcool gel não deve ser utilizado para limpeza de superfícies.

Quando devo interromper o isolamento domiciliar?

Em geral recomenda-se o isolamento social por 14 dias desde o dia do início dos sintomas, porém algumas pessoas com COVID-19 têm um curso mais demorado da doença. Minimamente, você deve atender todas as 3 condições abaixo antes de sair de casa:

1. Estar quase totalmente recuperado dos sintomas respiratórios. Isso quer dizer sem tosse, catarro ou congestão nasal; e
  2. Estar sem febre (Temperatura axilar < 37,5oC) há pelo menos 3 dias sem uso de antitérmicos; e
  3. Seus sintomas devem ter começado há pelo menos 7 dias; ou seja, a doença se iniciou há mais de uma semana.

Força Tarefa Doutor Pulmão (adaptado do Hospital Cárdio Pulmonar da Bahia)