Metanálise apresenta risco elevado de complicações e mortalidade associadas à DPOC e tabagismo em pacientes com COVID-19

Estudo publicado na PLOS ONE demostra risco elevado de complicações graves e maior mortalidade por COVID-19 em indivíduos fumantes e em portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). O grupo do pesquisador Jaber Alqahtani, da University College London, no Reino Unido, realizou metanálise na qual examinou dados de 15 estudos, incluindo 2.473 pacientes com COVID-19 confirmado.

A taxa de letalidade de casos brutos do COVID-19 foi de 7,4%. A prevalência combinada de DPOC e COVID-19 foi de 2% e de 9% para fumantes com COVID-19. Pacientes com DPOC apresentaram maior risco de doença mais grave em comparação com pacientes sem DPOC e maior risco de mortalidade. Os fumantes atuais foram 1,45 vezes mais propensos a ter complicações graves em comparação aos ex-fumantes e nunca fumantes. Os fumantes atuais também apresentaram taxa de mortalidade mais alta.

De acordo com os autores, embora a prevalência de DPOC nos casos de COVID-19 tenha sido baixa, a infecção por COVID-19 foi associada a taxas substanciais de gravidade e mortalidade na DPOC. Os fumantes atuais também apresentaram maior risco de complicações graves e maior taxa de mortalidade, quando comparados aos ex-fumantes ou nunca fumantes.

Para acessar o estudo na íntegra, clique aqui.