Melhor acesso a exames pode prevenir mortes por câncer de pulmão

Melhor acesso a exames pode prevenir mortes por câncer de pulmão

O câncer de pulmão é um dos que mais mata no nosso país. Um dos fatores importantes para esse cenário é o diagnóstico, que na maior parte dos casos é feito quando a doença já está em uma fase mais avançada.

Para que o diagnóstico possa ser feito mais cedo, é importante que as pessoas com alto risco tenham acesso a exames de tomografia dos pulmões. Um estudo publicado em maio deste ano demostrou que nas cidades onde há maior disponibilidade de tomógrafos, a mortalidade por câncer de pulmão é menor.

Os pesquisadores, entre eles Dr. Ricardo Sales, verificaram que o aumento da disponibilidade de exames de tomografia dos pulmões foi associado a diminuição da taxa de mortalidade por câncer de pulmão, o que demonstra a importância de promover melhor acesso aos exames de TC de tórax como forma de prevenir mortes por câncer de pulmão.

Se você é tabagista, fale com seu médico sobre as indicações da tomografia como forma de diagnosticar precocemente as alterações decorrentes do cigarro. Lembre-se também que é muito importante parar de fumar e seu médico pode ajudá-lo nesse processo.

O resumo do artigo citado pode ser acessado no link https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32412305/