Importância da qualidade do ar na saúde dos pulmões

Importância da qualidade do ar na saúde dos pulmões

A pandemia de Covid-19 melhorou a qualidade do ar em diversas do mundo e no Brasil não foi diferente. Esse fato traz à tona a discussão sobre a importância da qualidade do ar que respiramos.

A poluição do ar tem sido associada a uma ampla gama de problemas de saúde, como dificuldades respiratórias, doenças cardiovasculares e até morte. E nas crianças isso é ainda mais importante. Os estudos realizados nessa linha apontam para os potenciais efeitos em longo prazo da qualidade do ar na saúde humana. Os resultados desses estudos demonstraram que a qualidade do ar tem relação com o processo de desenvolvimento dos pulmões de crianças e pode afetar a função pulmonar de longo prazo.

Diante dessas informações, podemos nos perguntar: como melhorar a qualidade do ar que respiramos? A redução das atividades e dos deslocamentos durante a pandemia deu uma mostra das ações individuais e coletivas que são necessárias para cuidar melhor da qualidade do ar que respiramos. É muito importante que a população se conscientize sobre o problema da poluição e que formas alternativas de mobilidade, principalmente nas grandes cidades sejam cada vez mais viabilizadas.