Tuberculose em tempos de Covid-19

Tuberculose em tempos de Covid-19

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, que acomete geralmente os pulmões, mas pode também afetar outros órgãos do corpo, e é considerada uma prioridade de saúde pública. Ela é uma das 10 principais causas de morte mundialmente e o Brasil está entre os 20 países com mais casos no mundo.

O Brasil vem trabalhando na estratégia de redução de casos, que foi estabelecida em 2014 por vários países do mundo em parceria com a OMS, mas o relatório apresentado neste mês aponta que o Brasil provavelmente não conseguirá atingir a meta de redução. A pandemia de Covid-19 parece ter tido um impacto negativo no controle da doença e, consequentemente, no cumprimento da meta.

É importante que a população entenda melhor o que é a tuberculose e seu impacto social. Os principais sintomas dessa doença abrangem tosse por mais de duas semanas, catarro, febre vespertina, sudorese noturna, cansaço, falta de apetite, emagrecimento e hemoptise. O diagnóstico da tuberculose geralmente é feito pela história clínica, associada ao RX de tórax e ao exame do catarro, que pode confirmar a presença do agente causador da doença. O tratamento padrão da tuberculose é medicamentoso e dura em média seis meses, sendo oferecido pelo SUS.