Vivendo com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

Vivendo com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

Algumas pessoas podem perceber que com o passar do tempo estão ficando com mais dificuldade para fazer atividades físicas, ou começam a ter uma tosse que não passa, e pensam que isso é parte do processo de envelhecimento. Mas esses problemas também podem ser sinais da doença pulmonar obstrutiva crônica, mais comumente chamada de DPOC. Com a DPOC, os pulmões não conseguem mais respirar todo o ar de que a pessoa precisa, causando falta de ar, cansaço e tosse.

A DPOC inclui duas condições principais. Em uma delas, chamada enfisema, o tecido pulmonar perde sua elasticidade. Na outra, denominada bronquite crônica, as vias respiratórias ficam irritadas e apresentam sinais de inflamação. Muitas pessoas com DPOC têm ambas.

O tabagismo é o principal fator de risco para a doença. Outros fatores que podem desempenhar um papel no surgimento da DPOC são o fumo passivo, a poluição ambiental e a exposição a queima de carvão ou lenha. A exposição de longo prazo a outras substâncias, incluindo alguns tipos de vapores químicos e poeira, também pode aumentar o risco de DPOC.

O dia 21 de novembro é o dia mundial da DPOC. Esse dia foi instituído para ajudar a aumentar o conhecimento público sobre essa doença. Se você fuma ou fumou e sente sintomas da DPOC converse com seu médico.