Novembro - Mês Internacional de Conscientização sobre o Câncer de Pulmão

Novembro - Mês Internacional de Conscientização sobre o Câncer de Pulmão

O câncer de pulmão é uma doença que tem grande impacto na vida dos pacientes, mas ainda é pouco conhecida e estigmatizada. Muitas vezes, os sintomas não se manifestam nas fases iniciais da doença. Em vez disso, a maioria dos casos é diagnosticada nos estágios mais avançados da doença, tornando o tratamento mais problemático e, como resultado, reduzindo significativamente a sobrevivência dos pacientes com câncer de pulmão.

Um dos primeiros passos para mudar esse cenário é conscientizar a população sobre esta doença, para que ela seja enfrentada com coragem e esperança por pacientes, cuidadores, amigos e familiares, pesquisadores, médicos e profissionais de saúde.

Um os pontos importantes é a desmistificação de que apenas fumantes podem ter câncer de pulmão, e orientar as pessoas sobre os demais fatores de risco conhecidos. Por outro lado, o fumo é responsável por uma porcentagem considerável de casos, e é fundamental dar continuidade às ações de conscientização sobre os malefícios do tabagismo, para o fumante e para as pessoas ao seu redor. Também é importante mostrar à população que amigos e familiares possuem um papel crucial na trajetória de tratamento do câncer de pulmão.  

Por isso, ao longo do mês de novembro, diversas organizações internacionais desenvolveram ações de educação sobre o câncer de pulmão na comunidade, incluindo informações sobre os fatores de risco, os sinais de alerta e os cuidados com os pacientes durante o processo de tratamento.

Entre elas destacamos a GO2 Foundation for Lung Cancer, que lançou uma campanha chamada “Câncer de pulmão: é pessoal” que mostra depoimentos de muitos pacientes com câncer de pulmão em diferentes etapas do enfrentamento da doença. Outras instituições com ações importantes nessa área são a Lung Cancer Foundation of America e a American Lung Association.