DIA MUNDIAL DO CÂNCER - IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PULMÃO

DIA MUNDIAL DO CÂNCER - IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PULMÃO

O Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). O principal objetivo desta data é estimular maior conhecimento sobre o câncer, incluindo os tipos mais prevalentes, e a importância dos cuidados com a saúde na prevenção desta doença.

O câncer de pulmão é um dos tipos mais frequentes e o com maior mortalidade entre os brasileiros, o que mostra a importância da educação sobre este tipo de câncer.

A prevenção primária do câncer de pulmão tem o intuito de impedir que ele apareça e inclui principalmente não fumar. Outros fatores que podem ser aliados nesta causa são os hábitos de vida saudáveis, como praticar atividade física regularmente e ter uma alimentação saudável.

Nos casos de pessoas que fumam ou fumaram por um período longo, alguns exames de rastreamento podem ser indicados para que a doença seja diagnosticada precocemente, como é o caso da tomografia de tórax.

Se você é fumante ou ex-fumante e tem 50 anos ou mais, converse com seu médico e veja se você é uma das pessoas que pode ser beneficiada por um programa de rastreamento do câncer de pulmão.