Entenda melhor o transplante de pulmão

O transplante de pulmão é a cirurgia na qual o pulmão doente é removido e um pulmão de um doador saudável é colocado em seu lugar. Esta cirurgia é indicada com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e estender a expectativa de vida de pessoas com doenças pulmonares crônicas graves ou avançadas, que geralmente não respondem mais aos outros tratamentos de forma efetiva.

O processo de recuperação após a cirurgia requer atenção constante da equipe de saúde e o paciente geralmente fica um período um pouco maior no hospital, quando comparado com outras cirurgias nos pulmões. Isso porque é preciso garantir que tudo está funcionando bem com o novo pulmão.

Após a alta hospitalar, o paciente terá consultas regulares com a equipe de saúde, para verificar se há infecção ou rejeição do novo pulmão, para avaliar a função pulmonar e para ter certeza de que o paciente está se recuperando bem. O processo de recuperação inclui também incluir reabilitação pulmonar, treinamento físico, educação e aconselhamento. Os familiares são muito importantes, pois dão apoio ao paciente em sua trajetória de recuperação.

Um ponto importante para os pacientes que passam por um transplante é prevenir a rejeição do novo órgão. Por isso, os pacientes recebem medicamentos que suprimem o sistema imunológico e ajudam a evitar que o corpo rejeite seus novos pulmões. Assim, é muito importante os pacientes tomem todos os cuidados para evitar infeções, incluindo uma boa higiene, tomar as vacinas de rotina de acordo com a orientação do médico e adotar um estilo de vida saudável, que engloba alimentação saudável, prática de exercícios e não fumar.