Tomografía computarizada (TC) de tórax

Tomografía computarizada (TC) de tórax

A maioria das doenças com indicação de cirurgia torácica são avaliadas por meio da tomografia de tórax. Este exame, que vem se tornando cada vez mais frequente, capta muitas imagens detalhadas dos pulmões e das demais estruturas da caixa torácica. Os computadores podem combinar essas imagens para criar modelos tridimensionais (3D) que ajudam a mostrar o tamanho, a forma e a posição dos pulmões e das estruturas do tórax.

A tomografia de tórax geralmente é indicada para ajudar a determinar as causas dos sintomas pulmonares, como falta de ar ou dor no peito ou para diagnosticar e acompanhar as doenças pulmonares, como tumores, excesso de líquido ao redor dos pulmões (conhecido como derrame pleural) embolia pulmonar, enfisema, tuberculose e pneumonia, entre outros. A tomografia também é o exame indicado para avaliar o comprometimento pulmonar de pessoas com COVID-19, tanto na fase aguda como na fase de recuperação. 

O exame pode ser realizado em um centro de imagens médicas ou em hospital. O tomógrafo é uma máquina que lembra um túnel e o paciente fica deitado em uma mesa que passa por dentro desse túnel para a realização do exame. Para alguns diagnósticos, um meio de contraste, geralmente à base de iodo, é injetado em uma veia do braço antes do exame de imagem, de acordo com a definição do médico que solicitou o exame.